sexta-feira, 23 de novembro de 2007

GRAFFITI

Graffiti!!!!


Muro onde convivem vários tipos de grafites: Grafite ou Graffiti, significa “marca ou inscrição feita no muro”. Trata-se de um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na idade.




Grafite é a designação para as pinturas feitas em muros e paredes na rua. O grafite está ligado a movimentos como o hip-hop. Enquanto tentam passar a imagem de que os seguidores desses movimentos tentam mascarar impulsos de vandalismo com discursos de vitimização, na realidade esta expressão legítima é utilizada como veículo para se revelar realidades oprimidas, realidades essas sem força perante pressões governamentais por vias políticas.




Hip-hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos EUA que trata sobre os conflitos sociais e da violência urbana vividos pelas classes menos favorecidas da sociedade, com temas como a cultura das ruas, dos guetos, miséria, polícia. É um movimento de reinvidicação de espaço e voz, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.





OS ESTILOS DE GRAFITE


Como toda arte, o grafite vive mudando e admite um número incontável de vertentes e temas. Ainda assim, há alguns tipos mais conhecidos e fáceis de serem encontradas.
ØWild Style: é o estilo de letras trançadas e mais coloridas, que dificultam a leitura principalmente de quem não está envolvido com o grafite. Muitas delas lembram tatuagens tribais.
ØThrown Up: geralmente são usadas poucas cores, mas com bastante contraste entre si. Normalmente não se pinta o fundo e as letras desenhadas têm o formato arredondado, o que torna a sua escrita mais rápida. Por isso, é muito utilizada nos bombings, que são feitos de forma ilegal.
Ø3D: o nome também já diz tudo, 3D (3 dimensões). Ou seja, três visões nas coordenadas XYZ (largura, altura e comprimento) formam imagens que dão a impressão de realismo e volume. É o mais difícil dos estilos, pois exige um grande estudo sobre perspectiva, luz e sombra aplicados à técnica com spray, onde se trabalha muito a questão da profundidade. Esse estilo se assemelha muito a desenhos computadorizados, por isso, pode ser chamado de grafite virtual.
ØFree style: Como o próprio nome diz em inglês, significa "Estilo Livre", que inclui todas as criações do grafite, misturando letras, desenhos e assinaturas (tag). Costumam ser trabalhados com todos os tipos de materiais: spray, látex, canetão, colagem de stickers e a criação de efeitos diversos. Free Style pode ser também o grafite que é feito sem uma idéia fixa, ou sem scketch (esboço).
ØPiece: qualquer coisa pintada por um escritor de grafite. Na linguagem original americana, trata-se da abreviatura de master piece (obra-prima). É espalhando seus pieces pela cidade que o artista de grafite constrói sua imagem e quanto maior e mais trabalhoso for o "Piece", maior é o reconhecimento do autor.
ØSilver Piece: grafite com tinta cromada.
ØProdução: painel grande feito por um ou vários escritores juntos formando, na maioria das vezes, um só contexto, uma mesma idéia ou tema, independente do estilo de cada artista. Uma grande produção pode duras horas, dias e até semanas.

GÍRIAS

Exemplo da diversificação de estilos.
Writer - Artista que pinta graffiti.
Tag - Nome/Pseudónimo do artista.
Hall of Fame - Trabalho geralmente legal, mural mais trabalhado onde normalmente pinta mais do que um artista na mesma obra, explorando as técnicas mais evoluídas.
Bombing - Graffiti rápido, associado à ilegalidade, com letras mais simples e eficazes.
Throw-up - Estilo situado entre o "tag"/assinatura de rua e o bombing. Letras rápidas normalmente sem preenchimento de cor (apenas contorno).
Roof-top - Graffiti aplicado em telhados, outdoors ou outras superfícies elevadas. Um estilo associado ao risco e ao difícil acesso mas que é uma das vertentes mais respeitáveis entre os writers.
Wild Style - Estilo de letras quase ilegível. Um dos primeiros estilos a ser utilizado no surgimento do graffiti.
3D - Estilo tridimensional, baseado num trabalho de brilho / sombra das letras.
Bubble Style - Estilo de letras arredondadas, mais simples e "primárias", mas que é ainda hoje um dos estilos mais presentes no graffiti.
Characters - Retratos, caricaturas, bonecos pintados a graffiti.
Train - Denominação de um comboio pintado.
Whole Train - Carruagem ou carruagens inteiramente pintadas, de uma ponta à outra e de cima a baixo.
End to end - Carruagem ou comboio pintado de uma extremidade à outra, sem atingir a parte superior do mesmo (por ex. as janelas e parte superior do comboio não são pintadas).
Top to bottom" - Carruagem ou carruagens pintadas de cima a baixo, sem chegar no entanto às extremidades horizontais.
Backjump - Comboio pintado em circulação, enquanto está parado durante o percurso (numa estação por exemplo).
Cap - Cápsula aplicável ás latas para a pulverização do spray. Existem variados caps, que variam consoante a pressão, originando um traço mais suave ou mais grosso (ex: Skinny", "Fat", "NY Fat Cap", etc).
Crew - "Equipa", grupo de amigos que habitualmente pintam juntos e que representam todos o mesmo nome. É regra geral os writers assinarem o seu tag e respectiva crew (normalmente sigla com 3 ou 4 letras) em cada obra.
Cross - Pintar um graffiti por cima de um trabalho de um outro writer.
Fill-in - Preenchimento (simples ou elaborado) do interior das letras de um graffiti.
Highline - Contorno geral de toda o graffiti, posterior ao outline.
Outline - Contorno das letras cuja cor é aplicada igualmente ao volume das mesmas, dando uma noção de tridimensionalidade.
Degradé - Passagem de uma cor para a outra sem um corte directo. Por exemplo uma graduação de diferentes tons da mesma cor.
Kings - Writer que adquiriu respeito e admiração dentro da comunidade do graffiti. Um estatuto que todos procuram e que está inevitavelmente ligado à qualidade, postura e anos de experiência.
Toy - O oposto de King. Writer inexperiente, no começo ou que não consegue atingir um nível de qualidade e respeito dentro da comunidade.
Bite - Cópia, influência directa de um estilo de outro writer.
Spot - Denominação dada ao lugar onde é feito um graffiti.

Componentes do Grupo:
1. César Vergani Pistorello N°: 07
2.Geovana Ana Zanco N°: 14
3. Henrique N°: 17
4. Macheli Ramos N°: 27
5. Vivyan Palaoro N°: 36

2 comentários:

Unknown disse...

muuito booom

Unknown disse...

sExcelente trabalho!

hsiauhasiuhasiusah